Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Edital PROEX N° 03/2021 - Programa de bolsas de Extensão
conteúdo

Notícias

Edital PROEX N° 03/2021 - Programa de bolsas de Extensão

http://www.proex.ufpb.br/proex/contents/editais-da-extensao/editais-repositorio/edital-proex-ndeg-02-2021-programa-de-bolsas-de-extensao

publicado: 03/03/2021 15h37, última modificação: 03/03/2021 15h39

PROEX divulga o Edital PROBEX 2021

A Pró-reitoria de Extensão publica hoje (03 de março) o Edital do Programa Institucional de Bolsas da Extensão - PROBEX 2021. Importante estratégia da extensão universitária da UFPB, amparada pela Resolução CONSEPE 76/1997, tem por objetivo incentivar a participação de alunos, servidores técnicos e professores nas atividades de extensão da UFPB, o PROBEX este ano disponibilizará 637 bolsas para estudantes graduandos da instituição.

Desde que esteja em efetivo exercício, todos os servidores docentes e técnico-administrativos com nível superior de todos os Campi da UFPB estão aptos a submeter propostas entre 10 de março e 25 de março de 2021, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Assim como nos anos anteriores, são aceitos no PROBEX apenas ações de extensão na modalidade PROJETO.

Como expressiva novidade, o Edital PROBEX traz  o aumento da vigência dos projetos, passando em 2021 de 10 para 12 meses de execução.Esse aumento é uma antiga demanda da comunidade extensionista, que vem há anos buscando equiparação de condições entre os editais de pesquisa e extensão. 

Este aumento implicará em mudanças na temporalidade de início e final dos projetos, a primeira delas é na carga horária dos projetos, que terão 960 horas de atividades. Dessa forma, este ano de 2021, os projetos terão suas atividades iniciadas em maio de 2021 e com finalização em abril de 2022. E, a partir do PROBEX 2022, as ações estarão com temporalidade equivalente ao Edital Programa de Iniciação Científica (PIBIC), com início em agosto e conclusão em julho, sendo esta a temporalidade a ser adotada nos anos subsequentes.

Segundo a Pró-reitora de Extensão, a professora Berla Moraes, “a proposta de ampliação e equiparação da temporalidade das bolsas PROBEX foi prontamente acolhida pelo Reitor Valdiney Gouveia, por entendermos a extensão universitária como um dos eixos indissociáveis na formação discente em conjunto com a pesquisa e o ensino. Assim, a extensão na UFPB dá mais um importante passo em sua relação dialógica com a sociedade, aprimorando o processo formativo e possibilitando uma melhor continuidade nas ações de extensão com a ampliação da vigência dos projetos”.

A maior vigência das ações proporcionará significativos avanços em diversas dimensões da extensão. Para os discentes bolsistas, a vigência de 12 meses possibilita mais tempo para aprofundar a formação cidadã viabilizada pelos projetos, bem como incentiva a vinculação do estudante com a atividade extensionista e com a comunidade.

Já a comunidade é beneficiada com uma maior continuidade dos bolsistas nas ações, posto que a migração dos discentes para outros editais deve diminuir consideravelmente. Para Thiago Cavalcante, gestor da Coordenação de Programas de Ação Comunitária (COPAC/PROEX), a extensão como um todo será beneficiada pelo aumento da vigência. “O trabalho extensionista será melhor consolidado, pois terá mais tempo para apresentar resultados e estará menos sujeito às interrupções em virtude da substituição de bolsistas ”, afirma o coordenador da COPAC.

Pandemia de Covid-19 e modalidades de execução dos projetos

Em virtude da Declaração de Emergência em Saúde Pública de importância Nacional, expressa na Portaria n°188/GM/MS/2020, do Ministério da Saúde e o disposto na Portaria nº 323/GR/REITORIA/UFPB, de 16 de outubro de 2020, assim como no Plano UFPB para retorno gradual das atividades presenciais (PRP/UFPB), a PROEX acatará a submissão de ações de extensão nas modalidades remota e híbrida, compreendendo a segunda modalidade como a possibilidade de realizar atividades remotas e presenciais, respeitados os protocolos de segurança amplamente recomendados.

Dado o agravamento do cenário pandêmico em todo o território nacional, a realização de quaisquer atividades presenciais está condicionada à aprovação pelo Comitê de Biossegurança das condições de realização segura, de acordo com os protocolos da UFPB (Plano de Biossegurança) e demais normas (federais, estaduais e municipais) que tratam das restrições decorrentes da pandemia.

A PROEX destaca ainda que as ações de extensão propostas com vistas ao enfrentamento da Pandemia do Coronavírus e suas diversas implicações e complexidades, coloquem no início dos títulos a seguinte expressão "UFPB no combate à COVID-19: (e a continuação com o seu subtítulo).

Avaliação e submissão de propostas

Outro aspecto reformulado no Edital PROBEX 2021 é a forma de avaliação. A partir deste ano, o processo de seleção das propostas terá, concomitante à avaliação de mérito realizada pelos pares, uma verificação de conformidade na qual a equipe da COPAC procederá à verificação de obrigatoriedades constantes no Edital PROBEX 2021.

 Os critérios para avaliação de mérito realizada pelos pares possuem questões com julgamentos e pesos diversificados. Destaque para os itens um e oito, que possuem como resposta apenas as notas 10,0 (DEZ) e 0,00 (ZERO), uma vez que propõem um julgamento objetivo da caracterização da ação como de extensão ou de presença ou ausência de produtos da extensão. já o item sete possui um escalonamento de notas que varia de acordo com a quantidade de indicadores presentes na proposta que apontam o grau de exequibilidade do projeto. Os demais critérios possuem o julgamento clássico numa escala de 0,00 (ZERO) a 10,0 (DEZ).

Conforme aponta o Edital PROBEX 2021, o calendário do programa traz prazos específicos para cada etapa, ficando os extensionistas responsáveis por acompanhar o fluxo da proposta e realizar as ações indicadas dentro do período estabelecido. 

Para obter informações complementares sobre o Edital PROBEX 2021,  basta entrar em contato com a COPAC (secretariacopac@proex.ufpb.br) ou com as assessorias de extensão de cada Centro de Ensino.