Trabalho de Conclusão de Curso
TCC I
FLUXO DE ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC I)
PARA DOCENTES E ALUNOS
Período: 2024.2 (REGULAR)
ATENÇÃO! Todos os alunos, orientadores e coorientadores (se houver) deverão ler a Resolução CoordTO/CCS Nº 06/2022, que estabelece as normas para elaboração, orientação e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional.
CRONOCRAMA 2024.2 TCC I
DOCUMENTOS ( clicar no link)
- TERMO DE COMPROMISSO DE ORIENTAÇÃO DE TCC I
- FICHA DE ACOMPANHAMENTO DE ORIENTAÇÃO DO TCC
- MANUAL DE ELABORAÇÃO DE TCC
- FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DO TCC
SEMINÁRIOS 2024.2
A relação dos temas, datas, salas e horários será divulgada oportunamente.
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TCC II
Este é o fluxo de orientações para as atividades do TCC II. Leia atentamente todo o procedimento, siga passo a passo.
ATENÇÃO! Todos os alunos, orientadores e coorientadores (se houver) deverão ler a Resolução CoordTO/CCS Nº 06/2022, que estabelece as normas para elaboração, orientação e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional.
DOCUMENTAÇÃO (clicar no nome para baixar o arquivo)
O professor orientador entrega à Coordenação de Curso
TERMO DE COMPROMISSO DE ORIENTAÇÃO DE TCC II
FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DO TCC II
RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO FINAL DO TCC II
O professor orientador entrega à comissão de TCC
FORMULÁRIO PARA INDICAÇÃO DA BANCA DE TCC II
O discente entrega à Coordenação de Curso
FOLHA DE APROVAÇÃO DA BANCA (incluído no TCC)
TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO/BIBLIOTECA
TERMO DE ENTREGA DA VERSÃO FINAL
OUTROS DOCUMENTOS
FORMULÁRIO DE OBSERVAÇÕES DA BANCA PRÉVIA DO TCC II
FORMULÁRIO DE REPROVAÇÃO DE TCC I/II
CRONOGRAMA TCC II - PERÍODO 2024.2
ORIENTAÇÕES GERAIS PARA DEFESA DO TCC II
BANCA PRÉVIA
- A realização da banca prévia é FACULTATIVA. Caso o orientador, em comum acordo com seu orientando, opte pela realização da banca prévia, devem ser observadas as orientações abaixo:
- O aluno deverá entregar na data marcada uma versão do TCC (artigo ou monografia) em formato digital, por e-mail, aos avaliadores da banca prévia.
- Os avaliadores da banca prévia serão escolhidos pelo aluno em comum acordo com orientador.
- A realização da banca prévia acontecerá nas datas definidas pela Comissão de TCC. O(a) aluno (a) realizará a apresentação oral de seu trabalho na modalidade presencial, na presença do (a) orientador (a) e avaliadores da banca prévia. Estes farão as suas considerações sobre o trabalho por meio do preenchimento do FORMULÁRIO DE OBSERVAÇÕES DA BANCA PRÉVIA DO TCC II .
Obs: Ressalta-se que é de responsabilidade do(a) orientador(a) fazer toda a organização da da banca prévia.
ENTREGA DO TEXTO À BANCA
- A entrega da versão para defesa do TCC II ocorrerá na data definida pela Comissão do TCC, sendo imprescindível o cumprimento deste prazo para que os avaliadores da banca final tenham tempo hábil de realizar a leitura e suas considerações.
- A entrega da versão de defesa de TCC II deverá ser feita em formato digital (arquivo em PDF) diretamente por e-mail aos membros avaliadores da banca, com cópia do envio para o e-mail desta comissão (tcc.to.ufpb@gmail.com).
IMPORTANTE: ESTA ENTREGA NÃO DEVE SER FEITA NO E-MAIL DA COORDENAÇÃO!
- O título do e-mail deve ser “TCC + NOME DO ALUNO” (exemplo: TCC Maria Ferreira da Silva).
- Juntamente com a entrega da versão de defesa, deve ser também enviado para o e-mail desta Comissão o FORMULÁRIO PARA INDICAÇÃO DA BANCA DE TCC II , constando a indicação dos membros efetivos e suplente da banca, também a sugestão de data e horário para a realização da banca de defesa na semana definida pela comissão de TCC.
CONVITE E INDICAÇÃO DA BANCA
- A banca examinadora deverá ser composta pelo orientador mais dois membros titulares e um suplente.
Obs1: Os membros da banca deverão ter titulação mínima de especialização e/ou pós-graduação lato sensu na modalidade de residência.
Obs2: Um dos membros titulares poderá advir de outra Instituição de Ensino Superior.
Obs3: No caso de ter coorientação, o coorientador poderá participar da defesa, sem atribuir nota ao aluno/trabalho. Ou seja, independente da sua participação, a banca deve ter dois membros titulares, além do orientador e coorientador (nos casos em que este último participar).
- Os avaliadores da banca serão escolhidos em comum acordo entre orientador e aluno.
- O convite para os membros avaliadores da banca poderá ser feito pelo orientador e/ou aluno.
DEFESA/APRESENTAÇÃO DO TCC II:
A defesa/ apresentação do TCC II deverá ser PRESENCIAL.
- A defesa do TCC II consistirá na apresentação PRESENCIAL do trabalho pelo aluno à banca final, que fará as suas considerações. O agendamento do dia/horário da defesa na semana indicada deverá ser feito, antecipadamente, junto à Comissão de TCC, por meio do já citado FORMULÁRIO PARA INDICAÇÃO DA BANCA DE TCC II (anexo 4).
- No concernente à defesa de TCC, o orientador, o primeiro avaliador, o segundo avaliador e o estudante deverão estar presencialmente na UFPB. Todavia, considerando essa configuração citada, há também a possibilidade de um dos membros avaliadores da banca participar da defesa de modo on line. O orientador é a pessoa responsável que providenciará uma sala na UFPB, em ambiente onde a internet funcione de maneira satisfatória, cabendo a ele também informar à comissão de TCC onde se dará a defesa.
- Em situações nas quais surjam problemas na internet, em que não seja possível a realização da banca, a defesa deverá ser reagendada e o avaliador suplente assumirá como membro da banca.
- O orientador é a pessoa responsável que providenciará uma sala na UFPB para que a defesa reagendada aconteça efetivamente, cabendo a ele também informar o ocorrido e o novo local de defesa à comissão de TCC.
- No dia da defesa o aluno terá de 15 a 20 minutos para apresentação do trabalho e a banca terá de 20 a 30 minutos para considerações.
- Após as considerações, a banca se reúne em separado e delibera-se: “aprovado(a)”, “aprovado(a) com correções” ou “reprovado(a)”.
- Na ocasião da defesa, os seguintes documentos são necessários e deverão ser enviados (após a defesa) por email, até a data definida pela comissão de TCC, PARA A COORDENAÇÃO DE CURSO (agora sim, coordto@ccs.ufpb.br) COM CÓPIA PARA A COMISSÃO DE TCC (tcc.to.ufpb@gmail.com):
- FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DO TCCII : que deverá ser entregue, pelo(a) orientador(a), uma cópia para cada membro da banca (não se aplica ao coorientador) antes da apresentação do aluno/trabalho, preenchido por estes e entregue de volta ao orientador logo após a defesa, tudo via e-mail.
- RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO FINAL DO TCCII : uma cópia deve ser preenchida pelo orientador logo após a defesa, com as notas atribuídas por cada membro avaliador da banca, média final e assinatura de todos avaliadores (não se aplica ao coorientador).
- ATA DE APRESENTAÇÃO DO TCCII: uma cópia deve ser preenchida e lida pelo orientador logo após a defesa e assinada por todos os membros da banca.
- FOLHA DE APROVAÇÃO DA BANCA: deve ser preenchida após a defesa com a assinatura dos membros da banca.
Obs1: A distribuição da documentação aos membros da banca é de responsabilidade do(a) orientador(a).
Obs2: Nos casos em que o coorientador participar da defesa, fazer uso dos seguintes modelos de ata e relatório: ATA DE APRESENTAÇÃO DO TCC II (COM COORIENTADOR) e RELATÓRIO DE DEFESA (COM COORIENTADOR) .
Obs3: Todos estes documentos devem ser enviados pelo orientador à Coordenação do Curso, logo após a defesa.
Obs4: A Nota do TCC II é igual à média aritmética dos três avaliadores da banca: o orientador e dois avaliadores.
4. CORREÇÕES E ENTREGA DA VERSÃO FINAL DO TCC:
- Após a defesa e considerações da banca, o aluno deverá realizar as correções que juntos, orientador e orientando, julgarem necessárias ao trabalho e enviar para o email da Coordenação do Curso (coordto@ccs.ufpb.br) a versão final do TCC, com cópia para a Comissão de TCC (tcc.to.ufpb@gmail.com) e o demais documetos em anexo, até a data definida pela Comissão de TCC. De acordo com as orientações abaixo::
FORMATO MONOGRAFIA:
DOCUMENTOS A SEREM ENVIADOS À COORDENAÇÃO:
- Versão final da Monografia incluída a ficha catalográfica e a FOLHA DE APROVAÇÃO DA BANCA ASSINADA , salvos em arquivo no formato PDF.
- TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO/DIVULGAÇÃO DE DOCUMENTO ELETRÔNICO assinado por aluno e docente;
- TERMO DE ENTREGA DA VERSÃO FINAL assinado pelo orientador.
FORMATO ARTIGO:
DOCUMENTOS A SEREM ENVIADOS À COORDENAÇÃO:
- Versão final do artigo com a primeira folha com informações sobre os autores e anexos, salvos em arquivo no formato PDF.
- TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO/DIVULGAÇÃO DE DOCUMENTO ELETRÔNICO assinado por aluno e docente;
- TERMO DE ENTREGA DA VERSÃO FINAL assinado pelo orientador.
- A folha de aprovação da banca não precisa ser anexada ao TCC no formato de artigo.
- No anexo do TCC no formato de artigo, conforme previsto na Resolução COORDTO/CCS 06/2022, devem constar as normas da revista escolhida, a certidão do Comitê de Ética (quando houver) e os instrumentos para coleta de dados (quando houver).
- O Manual APA 7ª edição está disponível na biblioteca virtual da UFPB, caso a revista escolhida utilize essa norma.
FICHA CATALOGRÁFICA
A ficha catalográfica é obrigatória para TCC no formato de monografia, conforme ABNT NBR 14724: 2011.
A ficha catalográfica não é necessária para TCC no formato de artigos.
Solicitação da ficha catalográfica à biblioteca central deve ser feita, com antecedência, pelo SIGAA,: Biblioteca> Ficha catalográfica> Solicitar ficha catalográfica e seguir as orientações do site:
Destacamos ainda que o prazo para resposta da solicitação de Ficha Catalográfica é de 3 dias úteis, conforme o horário do setor e a demanda de serviços da unidade. Ressaltando que caso o TCC necessite adequa-se as orientações da ABNT NBR 14724 a resposta será iniciado conforme o retorno da solicitação com o TCC com a revisão recomendada.
QUALQUER DÚVIDA ENTRAR EM CONTATO COM A BIBLIOTECA CENTRAL DA UFPB.
Enviar o arquivo por e-mail para a Coordenação de Curso (coordto@ccs.ufpb.br) com cópia para a Comissão de TCC (tcc.to.ufpb@gmail.com) em anexo os documentos:
Obs1: O título do e-mail deve ser “TCC + NOME DO ALUNO”.
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COMISSÃO DE TCC (tcc.to.ufpb@gmail.com)