Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Curso de Terapia Ocupacional da UFPB realiza reunião com secretária de Educação de João Pessoa sobre demandas de terapeutas ocupacionais
conteúdo

Notícias

Curso de Terapia Ocupacional da UFPB realiza reunião com secretária de Educação de João Pessoa sobre demandas de terapeutas ocupacionais

Discutiu-se, no encontro, a importância da formação dos cuidadores que atuam nas escolas
publicado: 19/01/2024 11h25, última modificação: 19/01/2024 11h25

O curso de Terapia Ocupacional, representado pela coordenação de curso e o departamento de Terapia Ocupacional se reuniu com o Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o professor Valdiney Gouveia juntamente com a secretária de Educação do município de João Pessoa, professora América Castro, para discutir a possibilidade de inclusão de profissionais de terapia ocupacional na educação, na rede municipal.

O objetivo do encontro, que ocorreu no Gabinete da Reitoria foi realizar um primeiro diálogo sobre a possibilidade de contratação ou concurso público para terapeuta ocupacional.

“Nós pedimos a mediação do Reitor para uma reunião com a secretária de Educação. A Paraíba é um Estado com muita demanda, é um dos estados com maior índice de pessoas com deficiência, e temos muito a contribuir não só na área da pessoa com deficiência, mas na formação dos professores, de uma forma geral, e no apoio e no desenvolvimento para o aprendizado das pessoas e permanência na educação infantil e no ensino fundamental”, disse a chefe do Departamento de Terapia Ocupacional, professora Andreza Aparecida Polia, para quem essa demanda é fundamental para fortalecer a participação e integração dos jovens na escola.

Durante a reunião, falou-se, ainda, da importância da formação dos cuidadores que atuam nas escolas em razão da quantidade de crianças com transtorno do espectro autista, atualmente.

Após a reunião, a secretária América ressaltou a relevância da demanda trazida pelo Departamento de Terapia Ocupacional, e informou que vai avaliar a estrutura da rede e solicitar um parecer da área pedagógica da Secretaria, para analisar os encaminhamentos sobre o tema. “Hoje, temos um acompanhamento em parceria com as redes de proteção e com a saúde, mas é importante conversar com a Universidade”, disse a professora América. Na reunião, ela lembrou de outra parceria exitosa entre a UFPB e a Secretaria de Educação de João Pessoa, que é voltada para formação de professores.

O Reitor da UFPB, professor Valdiney Gouveia, disse que está à disposição para a realização de nova reunião com o órgão municipal, que poderia ser inclusive na própria Secretaria de Educação, para debater e costurar, se possível, essa importante parceria.

Também estiveram presentes a Pró-reitora de Extensão, Berla Moraes, a professora Carolina Couto, coordenadora do curso de Terapia Ocupacional da UFPB, e Jociano Coelho, Técnico em Assuntos Educacionais da UFPB.