Grupos de pesquisa
Grupo de Pesquisa Enfermagem na Atenção à Saúde da Mulher e da Criança (GPEMC)
O GPEMC visa contribuir para o avanço do conhecimento da enfermagem nas áreas da atenção à saúde da mulher, do neonato e da criança, com vista à produção de evidências científicas que fundamentam o cuidado qualificado e humanizado nos diferentes níveis de assistência à saúde. Desenvolver estudos, pesquisas e inovações tecnológicas articulados ao ensino e à extensão universitária. Divulgar os resultados dos trabalhos e produções em eventos e periódicos científicos nacionais e internacionais. Linhas de pesquisa: Atenção integral de enfermagem na saúde do recém-nascido e da criança; Atenção integral de enfermagem no cuidado ginecológico; Atenção integral de enfermagem à saúde da mulher no ciclo gravídico-puerperal.
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5108965779775862
GEPEP (Grupo de Estudo e Pesquisa em Envelhecimento e Políticas)
O GEPEP está sendo oficializado junto ao CNPq em novembro de 2019, mas já existe de fato deste o ano 2014 com reuniões periódicas finalizadas como Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Enfermagem e Dissertação. Os lideres do grupo são professores permanentes do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba. Ressalta-se que este grupo visa produzir conhecimento na área de saúde do idosos, contribuindo com evidências que norteie o cuidado do idoso de forma interprofissional, buscando parcerias nacionais e internacionais.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/335128
Grupo TB PB (Grupo de Estudo e Qualificação em Tuberculose da Paraíba)
O Grupo de Estudo e Qualificação em Tuberculose da Paraíba (GRUPO TB/PB) é vinculado à Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose (REDE TB) e desenvolve pesquisas operacionais junto ao Grupo de Estudos Epidemiológico-Operacional em Tuberculose (GEOTB)da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto e da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP).O do GRUPO TB PB tem como objetivo produzir conhecimento, mediante projetos localizados e multicêntricos, para subsidiar as ações de controle da tuberculose no Estado da Paraíba, bem como contribuir para a definição de políticas e estratégias que impactem positivamente os indicadores da doença nesse estado e demais Unidades da Federação. O Grupo TB PB, com base em resultados de pesquisas operacionais, tendo como alvo o desempenho das Equipes de Saúde da Família (ESF) no controle à tuberculose, atua na qualificação de trabalhadores da saúde e apoia gestores e equipes gestoras no desenvolvimento de estratégias direcionadas à transformações do processo de trabalhos das ESF e demais trabalhadores do SUS envolvidos com o cuidado ao doente com história de tuberculose e a sua família. O GRUPO TB PB é coordenado pelas Profa. Dras. Jordana Almeida Nogueira e Lenilde Duarte de Sá e agrega estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, profissionais dos serviços de saúde e de equipes gestoras.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/22787
GEPSCA (Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente)
O grupo tem como objetivos promover espaços para discussão, buscando desenvolver o pensamento crítico e reflexivo, e produção científica na atenção à saúde da criança e do adolescente; estudar a atenção à saúde de crianças e adolescentes nas diferentes fases do crescimento e desenvolvimento, apreendendo-as em sua dimensão individual e coletiva, em suas relações com a família e a sociedade em que estão inseridos. É composto por profissionais, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação em enfermagem e áreas afins. Espera-se contribuir para a construção do conhecimento e para a formação de profissionais da área. Os pesquisadores do grupo divulgam os resultados de suas pesquisas em periódicos e eventos científicos.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/26881
GEPEFO (Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem Forense)
O GEPEFO teve início na Universidade Federal de Pernambuco, porém, por motivos de redistribuição docente, ele foi excluído na UFPE e aberto na UFPB. O grupo é responsável pela formação de graduandos, alunos de iniciação científica, mestrandos, doutorandos, doutorandos-sanduiche e pós-doutorandos. Possui parcerias Nacionais e Internacionais, além de projetos aprovados em editais de fomento internos e externos a UFPB. Os pesquisadores do GEPEFO tem vinculação com a graduação e pós-graduação da UFPB e de outras Instituições de Ensino Superior.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/317884
GEPGESAM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Saúde Mental)
Projeto que tem como objetivo investigar a relação entre os pressupostos teóricos - anunciados como política de saúde mental - e a prática profissional que a realiza, por meio dos processos de trabalho, nos serviços públicos destinados a esse fim. O estudo se justifica tendo em vista que o processo de descentralização das ações e serviços de saúde requer avaliações e análises para subsidiar gestores e técnicos na redefinição de diretrizes, estratégias e objetivos para a efetivação do atual sistema de saúde. A importância do estudo decorre da necessidade de se ampliar a compreensão sobre os avanços e os desafios que o movimento pela Reforma Sanitária e pela Reforma Psiquiátrica apresentam, depois de 20 anos de sua formulação como políticas de saúde, e pela oportunidade de se tentar impulsionar as conquistas nesse sentido, corrigindo possíveis falhas e produzindo novos conhecimentos que contribuam para sua consecução no estado da Paraíba. Os resultados desse estudo possibilitarão a difusão de novos conhecimentos produzidos na prática profissional, podendo contribuir também para a construção de novas possibilidades de atenção em saúde, tanto para as pessoas que apresentam transtornos psiquiátricos, como para as pessoas em situação de maior vulnerabilidade para o adoecimento de uma maneira geral, além de permitir à equipe de saúde/saúde mental um processo de trabalho articulado e com possibilidades de emancipação da opressão ideológica, característica do modelo de assistência tradicional contribuindo para a construção de um sistema local de saúde, mais acessível, integral e efetivo.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/31957
GeSex (Grupo de Estudos em Saúde, Sexualidades, Gênero e Saúde Mental)
O Grupo de estudos em Saúde, Sexualidades, Gênero e Saúde Mental - GeSex está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - UFPB, foi criado em agosto de 2017 com o objetivo de pensar as existências e vivências da população no que tange às Sexualidades e ao Gênero e suas interseções com a Saúde Mental, enfermagem, saúde e áreas afins. São propostas de estudos: relações de gênero; violências pautadas em gênero e diversidades sexuais e impacto na saúde Mental; as fronteiras simbólicas que envolvem corpo, gênero e sexualidades; as políticas que envolvem corpo, gênero e as sexualidades; sofrimento mental na vivência corporal do gênero e das sexualidades; família e as vivências com as sexualidades; corpo e gênero; o HIV/Aids e as interconexões com a experimentação sexual e de gênero.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/279984
NEHAS (Núcleo de Estudos em HIV/AIDS, Saúde e Sexualidade)
O grupo de pesquisa desenvolve estudos pautados em diferentes abordagens metodológicas, na perspectiva de investigar os contextos que vulnerabilizam diferentes segmentos (jovens, idosos e mulheres) ao HIV e Aids. A complexa interação com as dinâmicas sociais, culturais, econômicas e políticas, e expansão da infecção para grupos com menores suportes sociais e oportunidades de desenvolvimento, impõe desafios adicionas e imprescindíveis na elaboração de respostas estratégicas que considerem as determinações histórico-culturais, valores morais, desigualdades sociais e nas relações de gênero, discriminações étnicas, raciais, religiosas como fatores de vulnerabilização ao HIV.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2706
SIGLA(Grupo de Estudos em Saúde da Criança e do Adolescente na Atenção Primária)
O presente grupo de pesquisa trará contribuições para a saúde da criança e do adolescente na atenção primária à saúde, com temas relacionados as prioridades de pesquisa, como projeto Rede Cegonha, doença crônica na infância, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, consulta de Enfermagem na Estratégia Saúde da Família (ESF), acolhimento e vínculo da família da criança e do adolescente na ESF, violência contra crianças e adolescentes, dentre outros temas relevantes. Pretende-se também formar profissionais de Enfermagem com visão crítica, reflexiva e com motivação para buscar tecnologias para a melhoria do cuidado à criança, ao adolescente e sua família, e contribuir para a Educação Permanente dos profissionais da Atenção Primária à Saúde.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/40512
LAPESN (Grupo do Laboratório de Pesquisa em Saúde Mental e Neurociências)
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/181917
NUPESMA (Núcleo de Pesquisas em Envelhecimento, Saúde Mental e Adicções)
O NUPESMA está sendo oficializado junto ao CNPq em abril de 2019, mas já existe de fato desde o ano de 2016 com reuniões periódicas e pesquisas finalizadas, como Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de Residência em Saúde Mental, Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Enfermagem, Dissertação e Tese. Os líderes do grupo são professores permanentes do Curso de Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba. Atualmente conta com a colaboração interinstitucional da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, da Universidade de Pernambuco-UPE, do Instituto Federal de Pernambuco - Campus Ipojuca e colaboração internacional com a Escola Superior de Enfermagem do Porto - Universidade do Porto.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/462137