O Departamento de Educação Física/DEF da UFPB possui uma história de marcante influência na Educação Física e no Desporto paraibano, desde sua criação em 1976 até o presente momento. Esse percurso foi iniciado com a obrigatoriedade do ensino da Educação Física em todos os graus, conforme Decreto-Lei nº 69. 540/71.
Com 21 anos de existência, a UFPB, por meio do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), considerando a reforma universitária, regulamentada pela Lei nº 5.692/71, e a necessidade de preparar recursos humanos especializados para atender à demanda do sistema de ensino do nosso estado, resolveu criar o Curso de Licenciatura em Educação Física e Técnica Desportiva, através da Resolução nº 08-A/76, em 13 de maio de 1976.
No seu início, o curso de Educação Física fazia parte do Departamento de Promoção da Saúde, do Centro de Ciências da Saúde, mas com o ingresso de novos professores tanto do curso de Educação Física quanto de Fisioterapia, criado em 1980, houve um aumento excessivo das atividades administrativas, prejudicando seu funcionamento. Também por constatar que os cursos de Educação Física e Fisioterapia a ele agregados ressentiam-se de maior liberdade para poderem desenvolver suas atividades de modo mais expressivo, foi criado um departamento agregando os dois cursos.
Neste contexto, em 21 de outubro de 1981, o CONSEPE aprovou a solicitação do desmembramento do Departamento de Promoção da Saúde, sob o processo de nº 064.023/81, criando o Departamento de Atividades Físico-Desportivas de Reabilitação, que na reunião do Conselho Superior da Universidade (CONSUNI), em 29 de abril de 1982, o departamento ficou assim denominado: Departamento de Cultura Física e Reabilitação.
Após dez anos, os dois cursos haviam crescido exponencialmente e com o propósito de garantir o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão e o respeito à autonomia das especificidades acadêmicas, foi aprovado no CONSUNI, no dia 18 de junho de 1990, sob o processo nº 23.074 – 027.523/88-12, o desmembramento do Departamento de Cultura Física e Reabilitação, em Departamento de Educação Física e Departamento de Fisioterapia.
Dois anos depois, o curso de Educação Física passou por uma reforma curricular, para atender as novas demandas sociais, definindo como objetivo do curso, preparar um profissional generalista, capaz de intervir com competência nas escolas e nas outras instituições que necessitem da realização de atividades de Educação Física de forma crítica e criativa, frente às necessidades impostas pela realidade social em que vive. A distribuição da carga horária do curso, de acordo com a resolução 03/87 do CFE, é de 2.355 h/a de formação geral e 585 h/a de aprofundamento de conhecimento, perfazendo um total de 2.940 h/a.
Acompanhando as novas exigências da formação inicial, previstas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Educação Física (18/03/2004), o curso de Educação Física da UFPB passa atualmente por uma reforma curricular que, em breve, definirá a nova grade curricular e o novo perfil do profissional de Educação Física e do Desporto. O quadro docente atual do DEF está composto por 24 professores, 38 funcionários e 418 alunos de graduação. Nas atividades de extensão oferecidas pelo DEF na Praça de Esportes da UFPB, contamos com uma média de 1.800 alunos matriculados semestralmente, distribuídos nas 17 modalidades: futebol de campo, futebol de salão, natação, voleibol, musculação, hidroginástica, biodança, judô, karatê, capoeira, tênis, ginástica aeróbia, atletismo, handebol, tênis, condicionamento físico, alongamento e massagem.
Em 2013 foi criado o doutorado no Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB, que também conta com mestrado e doutorado.