Você está aqui: Página Inicial > Contents > Imagens > São João do Centro de Ciências da Saúde 2019 > A implantação do curso de graduação em saúde coletiva na UFPB

A implantação do curso de graduação em saúde coletiva na UFPB

Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva do CCS/UFPB propõe inovações para a formação de sanitaristas na Paraíba
publicado: 26/02/2018 10h26, última modificação: 28/02/2018 11h40

No último dia 19 de fevereiro o Coordenador do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC/CCS/UFPB) juntamente com membros da equipe de professores colaboradores deste Núcleo, protocolou junto á Direção do Centro de Ciências da Saúde (CCS), a proposta de criação do Curso de Graduação em Saúde Coletiva na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A formalização da entrega do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), ao Diretor do CCS – Prof. Dr. João Euclides Fernandes Braga e ao seu Assessor de Graduação – Prof. Dr. Jamilton Alves Farias, contou com a presença de sua Secretária Administrativa – a servidora Fátima Ribeiro dos Santos.      O NESC, atualmente coordenado pelo Prof. Ms. José da Paz O. Alvarenga e sua Vice – Coordenadora Profa. Dra. Lenilma Bento de Araújo Meneses, foi criado pela Resolução nº 34/88 do CONSEPE/UFPB e neste ano de 2018, comemora 30 anos de existência. Em toda sua história, vem ocupando um espaço estratégico frente às demandas exigidas pelo setor saúde no âmbito da formação em saúde pública/saúde coletiva, consolidando-se no desenvolvimento de cursos de qualificação de profissionais, notadamente em nível de Pós-Graduação Lato Sensu. Na Pós-Graduação Stricto Sensu, enquanto instituição receptora entre 2009 a 2013 desenvolveu o Doutorado Interinstitucional em Saúde Pública – DINTER; uma parceira com a Escola Nacional de Saúde Publica da Fundação Osvaldo Cruz (ESNP/FIOCRUZ); integrando outras importantes universidades da região nordeste. Por apresentar grande expertise na formação de saúde pública/coletiva; no presente momento, o NESC/CCS/UFPB objetiva a implantação e implementação do Curso de Graduação em Saúde Coletiva, e assim sendo, formar o profissional Sanitarista. Embora a conjuntura do país se configure como um momento de dificuldades para as universidades públicas federais, a proposta do Curso de Graduação em Saúde Coletiva, visa consolidar o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPB (PDI – 2014 - 2018); no qual a criação deste Curso de Graduação é uma das metas prevista para o Centro de Ciências da Saúde. O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) em pauta vem sendo discutido desde 2014, ainda na Gestão da Profa. Rossana Souto Maior Serrano (Dpto. de Ciências Farmacêuticas) junto ao NESC. Sua elaboração se deu sob a liderança dos atuais Coordenadores do Núcleo e do Enfermeiro Jordane Reis de Meneses – servidor do NESC; tendo uma equipe composta por professores de diferentes Departamentos do Centro de Ciências da Saúde, com a valiosa participação do Prof. Dr. Ricardo Burg Ceccim da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - uma das pioneiras na implantação da Graduação em Saúde Coletiva; e do Prof. Dr. Eymard Mourão Vasconcelos, grande referência da Saúde Coletiva na UFPB e no Brasil.  A equipe teve também a importante contribuição da Profa. Ms. Simara Lopes Cruz Damázio e Profa. Ms. Marclineide Nóbrega Ramalho, ambas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), uma das universidades do Nordeste que dentre as 17 Instituições Federais de Ensino Superior - IFES do país que já implementaram este Curso de Graduação. Contamos ainda a participação do Prof. Dr. Marconi Gomes de Oliveira da Universidade Federal do Acre (UFAC) - Sanitarista em Cooperação Técnica no NESC/CCS/UFPB. A importância e a necessidade de criação da Graduação em Saúde Coletiva como forma de crescer a percepção por parte do estado e da sociedade, da urgência de políticas eficazes no que se refere à formação de pessoal da saúde para este setor, fora referendada pela comunidade e pelo interesse público, na última Conferência Municipal de Saúde, ocorrida no ano de 2015 na cidade de João Pessoa - PB.

O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Graduação em Saúde Coletiva será submetido ao Conselho de Centro de Ciências da Saúde e demais instâncias deliberativas da UFPB para apreciação, análise e aprovação.

NESC