No âmbito dos convênios com outras instituições de Ensino Superior, o Departamento de Educação Física vem desenvolvendo nos últimos anos, uma política de intercâmbios acadêmicos, com o objetivo de contribuir para o aumento da mobilidade e da participação ativa dos alunos e professores do DEF em programas interinstitucionais. Importante para o DEF é a participação em grupos e redes universitárias, que se constituam excelentes plataformas de relacionamento interuniversitário e que permita desenvolver diversas atividades de cooperação acadêmica e de pesquisa. Neste contexto, há que se referir aos convênios existentes com Universidade do Porto/Portugal e a Universidade de Granada/Espanha.
O marco dos objetivos dos convênios com estas Universidades se centra basicamente em três âmbitos:
Mobilidade de Alunos
A mobilidade dos alunos é feita através do Programa de Intercâmbio Acadêmico Nacional e Internacional - PIANI, que foi criado em 1999, pelas Pró-Reitoria de Graduação - PRG e Assessoria para Assuntos Internacionais - AAI, para facilitar e estimular o processo de intercâmbio acadêmico de alunos de graduação da UFPB e alunos de universidades estrangeiras (www.ufpb.br). Esse Intercâmbio possibilita aos alunos ampliarem sua formação de forma mais abrangente, tanto do ponto de vista acadêmico, como profissional e pessoal.
Com este fim, é que podemos mencionar o consolidado intercâmbio de estudantes do nosso Departamento com a Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto - FCDEF-UP (www.fcdef.up.pt). Desde o ano 2000 que, anualmente, grupos de dois alunos vêm da FCDEF e ficam por cinco meses estudando na UFPB, o mesmo se dando com alunos do DEF, que vão para Portugal. Pelo depoimento dos alunos das duas Instituições, fica evidente a riqueza do intercâmbio, que já gerou uma monografia de conclusão de curso, elaborada por uma aluna do DEF que participou do Intercâmbio.
Podemos citar também a possibilidade de intercâmbio com a Faculdade de Ciências da Atividade Física e do Desporto da Universidade de Granada/ Espanha. A partir desde semestre, através do convênio entre a UFPB e a UGR, começa o intercâmbio entre estudantes.
Mobilidade de Professores
Este tipo de mobilidade permite a formação acadêmica de nossos professores em outras Instituições de Ensino Superior. Também é objetivo do DEF incentivar o intercâmbio de visitas e estágios de curta e longa duração dos professores do DEF, assim como receber professores de outras Instituições, com o intuito de ampliar as relações acadêmicas e de grupos de pesquisas.
Organização de Eventos Científicos
A organização e promoção de encontros científicos nacionais e internacionais na forma de cursos, ciclo de conferências, congressos, seminários, etc. Estes eventos são uma oportunidade de difundir e ampliar as produções dos professores e alunos do DEF, assim como intercambiar projetos, programas e pesquisas desenvolvidas em outras Instituições Acadêmicas na área da Educação Física e do Desporto.
Todas estas iniciativas estão integradas dentro de um programa de intercâmbio mais amplo da Pró-reitoria de Graduação e Pós-graduação e da Assessoria Internacional da UFPB. A meta do DEF é abrir novos projetos e convênios BILATERALES com outras Instituições de Ensino Superior, sejam elas nacionais ou internacionais, que proporcionem interesses comuns para os docentes e discentes na área da Educação Física e do Desporto. |